PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por Croco em Ter 30 Ago 2016, 17:02

PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ
Com o fim de várias antenas dos serviços secretos no estrangeiro, ministra quer garantir que há cruzamento de informação
Todos os relatórios policiais escritos pelos oficiais de ligação do ministério da Administração Interna (MAI) no estrangeiro passaram a ter que ser partilhados regularmente com a Polícia Judiciária (PJ), o Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) e o ministérios dos Negócios Estrangeiros. A ordem foi dada pela Ministra Constança Urbano de Sousa, através de um despacho, assinado em junho, que já entrou em vigor.

Até aqui, estes oficiais de ligação apenas enviavam os seus relatórios - que passaram a ser obrigatoriamente mensais - à respetiva hierarquia e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. A ministra "quis acabar com a ideia das "capelinhas" e fazer sentir que cada um destes oficiais de ligação, apesar de serem da GNR, da PSP ou o SEF, quando são colocados no estrangeiro, estão ao serviço do país e de todas as autoridades que trabalham sobre matérias de segurança", assinalou fonte autorizada do gabinete de Constança Urbano de Sousa.

Esta decisão foi recebida com grande satisfação nas secretas e entre os investigadores da Judiciária. "A ministra percebeu, e bem, que uma parte significativa das matérias criminais tratadas a partir destes países dizem respeito a matérias da competência da PJ e também acompanhadas pelos serviços de informações, como é o caso de toda a criminalidade organizada transnacional, tráfico de droga e o terrorismo", salienta fonte da judiciária. Alguns dos oficiais de ligação já enviavam informações para estas autoridades, mas não estava sistematizado e o seu envio era aleatório. Com as novas regras o trabalho dos oficiais de ligação passa a ter uma atenção ao mais alto nível da investigação criminal complexa e isso exigirá também algum esforço destes polícias para a qualidade do seu trabalho, pelo maior alcance do escrutínio que terá. As secretas têm cerca de meia dezena de "antenas" no exterior e reduziram para cerca de metade nos últimos anos. A PJ não tem nenhum oficial de ligação.

Salários elevados: 12 mil euros
Neste momento o MAI tem 17 oficiais de ligação em vários pontos do mundo e são os "olhos" da nossa segurança interna no exterior (ver coluna ao lado). Com os interesses de Portugal em mente, Constança Urbano de Sousa manteve todos estes postos, que funcionam nas embaixadas no estrangeiro, mas decidiu alargar as competências e as áreas cobertas por quatro dos oficiais de ligação, evitando mais despesas. O oficial de ligação em Espanha estará também acreditado em Andorra; o de Argélia acumula Tunísia; o de Marrocos fica também com a Mauritânia; e do de Moçambique "anexa" a Suazilândia.
Estes postos são os mais cobiçados nas forças e serviços de segurança: em média 12 mil euros de salário mens
al durante a comissão de serviço de três anos. A tal ponto estes lugares são ambicionados pelos oficiais da GNR e PSP e pelos inspetores do SEF, que até diretores e quadros superiores os ocupam. O ex-Diretor Nacional Paulo Gomes e o ex-Diretor Nacional Adjunto da PSP Paulo Lucas, estão em Paris e Maputo, respetivamente. Este mês foi nomeado para oficial de ligação de imigração em Angola o ex-Diretor Nacional Adjunto do SEF, José Van Der Kellen.

A ministra também impôs desde o início do ano novos critérios de seleção. Cada força apresentará uma short list de três nomes, com a justificação sobre a sua escolha e todo o perfil. Constança terá a última palavra. A nova metodologia acabou também com a prorrogação destas comissões de serviço - só pode ser mesmo os três anos - e determina a rotatividade entre GNR e PSP.

China volta a ser prioridade
Para a Imigração e a pensar nos fluxos de refugiados, está em fase de criação um novo posto na Grécia, com extensão à Turquia, o qual, segundo a mesma fonte oficial do MAI, "apenas aguarda a validação do ministério das Finanças". Para não aumentar os custos do Estado foi decidido fechar o posto da Rússia, cujo oficial de ligação do SEF tinha cessado funções em junho passado.

Como para estes postos de imigração existe financiamento europeu disponível (os que existem agora já beneficiam desses fundos), Constança Urbano de Sousa tem preparado um conjunto de candidaturas a esse financiamento, de acordo com uma lista de prioridades. A primeira é, precisamente, a Rússia, seguindo-se a Índia (com extensão ao Bangladesh e ao Nepal), o Paquistão, a China, Timor-Leste, Nigéria, Irão, Moçambique e África do Sul.

O gabinete da ministra frisa que esta seleção "não é determinada por laços especiais de Portugal com esses países, mas antes pelos riscos e pressão dos fluxos associados à imigração irregular". A China já tinha estado na lista de prioridades do anterior Governo, mas o processo de criação deste posto em Pequim acabou envolvido na operação "Labirinto" que investigou a concessão dos "vistos gold". Os chineses são a grande maioria dos candidatos às oficialmente designadas "Autorizações de Residência para Investimento" e este facto, associado ao grande fluxo turístico que tem vindo daquele país, justifica um maior controlo e o apoio especializado do SEF junto à embaixada portuguesa.
http://www.dn.pt/portugal/interior/psp-e-gnr-obrigadas-a-partilhar-dados-com-secretas-e-pj-5362330.html
avatar
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 7949
Mensagem : "As maiores virtudes do homem são: A honestidade e a humildade"

Meu alistamento : 1991 CIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por CARI2013 em Qua 31 Ago 2016, 01:00

No mercado político de hoje é raro encontrar alguém com coragem de acabar  com as "capelinhas", os grupos de poder pessoal, o clientelismo e afrontar certos interesses instalados.


«Nada direi, mas, enfim,
Vou ter a grande alegria
De a Arte dizer por mim
Tudo quanto eu vos diria.» (António Aleixo)
avatar
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 35
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por ripper em Qui 01 Set 2016, 00:06

A politica em portugal é igual a casa de alterne, quando aparece o gajo com dinheiros todas as p.tas o querem f.der.
Mas o problema mantém-se como sempre, o gajo do dinheiro só consegue dar uma.
Falam de investigações fora do país fazendo os oficiais parecerem verdadeiros 007,quando na realidade não passam de "observadores" que não conseguem ir de Lisboa a Trás-os -Montes sem gps.
Sempre tive em crer que, quer os PSP`s quer os GNR`s são apenas freelancer`s dum sistema de fantoches, utilizados apenas para fazem rir alguns lambidos. 
Hoje em dia obtêm mais informações os jornalistas do CM, que as policias.
avatar
ripper
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 33
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 274
Mensagem : "Lutai e re-lutai até, que os cordeiros se tornem Leões".
Meu alistamento : 2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por Luis António Bota em Qui 01 Set 2016, 23:07

A PSP e a GNR, não são obrigadas a partilhar nada:
- Então para que é que foi imposto o SIIOP?
- Quem tem acesso ao mesmo ????????????
avatar
Luis António Bota
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 540
Meu alistamento : 1999

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por gandamano em Sex 02 Set 2016, 17:28

E a PJ? Partilha a informação com a PSP e a GNR? Parece-me que recebemos mais informação vindo da Guarda Civil Espanhola que da PJ!
avatar
gandamano
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 566
Mensagem : \" Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.\"
( Henry Ward Beecher )
Meu alistamento : 1990

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por moralez em Sex 02 Set 2016, 21:45

gandamano escreveu:E a PJ? Partilha a informação com a PSP e a GNR? Parece-me que recebemos mais informação vindo da Guarda Civil Espanhola que da PJ!
Partilhar, partilha.
A diferença é que tens que pedir...
Um mero fax/mail e, em minutos, tens a ficha biográfica, cliché, processos pendentes, processos arquivados, etc... de um mero detido por inúrias que acabaste de fazer no teu pt.

_____________________________________________
avatar
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 33
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 5711
Mensagem : Os chibos andam aí!
Que nem ratinhos escondidos...
Meu alistamento : 2004

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por ROSINHA53 em Sab 03 Set 2016, 09:09

E a PJ que partilha connosco?
avatar
ROSINHA53
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 57
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 308
Mensagem : UM HORÁRIO DE TRABALHO
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por ORY em Sab 03 Set 2016, 18:26

Continua o pensamento de olhar so para o nosso umbigo...O que está agora a ser feito devia de acontecer desde sempre...continuam as novelas das quintas...

ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 32
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1142
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por Maldisposto em Sab 03 Set 2016, 23:51

ORY escreveu:Continua o pensamento de olhar so para o nosso umbigo...O que está agora a ser feito devia de acontecer desde sempre...continuam as novelas das quintas...
 Mas à algumas Quintas..??? Isso deve ser engano. grande risota2
avatar
Maldisposto
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 375
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSP e GNR obrigadas a partilhar dados com secretas e PJ

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares