COMEMORAÇAO DO 95`ANIVERSARIO DA GNR.....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

COMEMORAÇAO DO 95`ANIVERSARIO DA GNR.....

Mensagem por ODRACIR em Ter 13 Fev 2007, 15:09

História

Nos finais dos século XVII, a sociedade portuguesa vivia num estado de permanente insegurança. Após a morte do Rei D. José I, em 24 de Fevereiro de 1777, a criminalidade infestou a cidade de Lisboa, apesar de todas as providências então tomadas para a eliminar. Bandos de ladrões e assassinos impunham um clima de medo e insegurança, de tal forma que, desde o anoitecer até ao alvorecer, ninguém ousava sair de casa. Em consequência, D. Maria I decide empossar no cargo de Intendente Geral da Polícia e do Reino, o jurista D. Diogo Inácio de Pina Manique, para que este desse um novo impulso à causa da manutenção da ordem pública e alterasse o estado de insegurança vivido pelas populações. No entanto, este estado de coisas pouco se alterou. Com o passar dos anos, sentia-se a necessidade da criação de um corpo de polícia, à semelhança do que existia nas outras capitais da Europa.
Após esforços desenvolvidos por Pina Manique, é definitivamente constituído um corpo de polícia com a missão de vigiar o cumprimento da Lei.
Este corpo de polícia, profissional, de características militar e policial, verdadeiro percursor da Guarda Nacional Republicana, foi designado por Guarda Real da Polícia e criado por Decreto Real de 10 de Dezembro de 1801.
Vicissitudes de ordem política, levaram à extinção e criação em 1834, da Guarda Municipal de Lisboa e, posteriormente do Porto.
Aquando da proclamação da República, aquelas Guardas foram extintas e, simultâneamente, substituídas, a título meramente provisório, pela Guarda Republicana. Em 3 de Maio de 1911, é criada a Guarda Nacional Republicana.
Desde então para cá, assistiram-se a algumas mudanças e reorganizações, continuando, no entanto, a observar as características que presidiram, em 1801, à criação da Guarda Real de Polícia: militar, policial e o profissionalismo das suas tropas.
A Guarda Nacional Republicana celebrou o seu 95º Aniversário, no dia 3 de Maio. Para comemorar o evento efectuou um conjunto de actividades de carácter militar, cultural e religioso, como:
- Uma Missa de Acção de Graças, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Januário Torgal Mendes Ferreira......


http://passaleao.blogspot.com/2006/05/comemoraes-do-95-aniversrio-da-guarda.html....
avatar
ODRACIR
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 34
Profissão : fuzileiro
Nº de Mensagens : 885
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMEMORAÇAO DO 95`ANIVERSARIO DA GNR.....

Mensagem por Convidad em Dom 25 Mar 2007, 23:08

grande GNR

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMEMORAÇAO DO 95`ANIVERSARIO DA GNR.....

Mensagem por Raul Neto em Qua 02 Maio 2007, 22:47

E fotografias do evento poderão ser colocadas aqui algumas ?

Num desfile há muitos anos que eu tive pena de não ir ver, surgiram os 4 helis que a GNR dispunha, outros tempos esses:cry:

Raul Neto
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 42
Profissão : Engenheiro Técnico Electrotécnico
Nº de Mensagens : 59
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMEMORAÇAO DO 95`ANIVERSARIO DA GNR.....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares