Exercício EGEX 08 - Figueira da Foz [8 a 18 de Dezembro]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Exercício EGEX 08 - Figueira da Foz [8 a 18 de Dezembro]

Mensagem por CSI em Ter 2 Dez - 18:42



Exercício EGEX 08


Portugal preside, em 2008, ao Comité Interministerial de Alto Nível (CIMIN) da Força de Gendarmerie Europeia (EUROGENDFOR).

Por decisão do CIMIN, a EUROGENDFOR encontra-se a realizar, no corrente ano, o seu 3.º Exercício, denominado "Exercício EGEX 08".

Trata-se de um Exercício de Posto de Comando (CPX), sem a participação real de Forças, cujo objectivo geral é testar a capacidade da EUROGENDFOR para planear uma operação e projectar um Quartel-General capaz de conduzir uma missão de polícia, no âmbito de uma operação internacional de gestão de crise, sob a égide da União Europeia e numa cadeia de comando militar.

O cenário concebido para o Exercício, muitíssimo actual, prevê uma situação de grave instabilidade, motivada por conflitos étnicos, num suposto país denominado "Riandu" (correspondente, fisicamente, ao actual Burundi), que conduz à projecção de uma missão militar da União Europeia, que inclui uma componente policial, confiada à EUROGENDFOR.

O referido cenário foi criado por uma Equipa Multinacional de Planeamento (ver nota), que produziu toda a documentação relativa a uma missão internacional de paz, desde o nível estratégico ao operacional. Presentemente, decorre a Fase de Planeamento do Exercício, durante a qual o Quartel-General Permanente da EUROGENDFOR se encontra a elaborar a OPLAN (Plano de Operações) da componente policial da missão.

Durante a Fase de Condução do Exercício, que decorrerá no Centro de Formação da Figueira da Foz da Guarda Nacional Republicana – Portugal, de 8 a 18 de Dezembro, será activado um Quartel-General da Força (supostamente) projectada para o Teatro de Operações, simulando-se incidentes e acontecimentos que impliquem respostas (teóricas), envolvendo as vertentes operacional, informações, logística, pessoal, finanças, comunicações e informação pública.

Estarão na Figueira da Foz cerca de 70 Oficiais e Sargentos de nove Forças de Segurança com estatuto militar, representando Portugal (Guarda Nacional Republicana), Espanha (Guardia Civil), França (Gendarmerie Nationale), Itália (Arma dei Carabinieri), Holanda (Koninklijke Marechaussee), Roménia (Jandarmeria Română), Polónia (Żandarmeria Wojskowa), Lituânia (Viešojo Saugumo Tarnyba) e Turquia (Jandarma Genel Komutanliği).

Na tarde do dia 17 de Dezembro, realiza-se, na Figueira da Foz, a Cerimónia de Encerramento do Exercício, a qual será antecedida de uma visita dos Comandantes/Directores-Gerais das nove Forças participantes, assim como de representantes dos Ministérios que as tutelam e dos Ministérios responsáveis pelas relações externas dos nove países. Esta visita será, também, aberta a entidades nacionais e aos órgãos de comunicação social, terminando com uma Conferência de Imprensa.

O responsável máximo pelo Exercício é o Major-General Carlos Chaves, da GNR, sendo o Quartel-General, a activar na Figueira da Foz, comandado pelo Coronel Diaz Alcantud, da Guardia Civil espanhola, e a Equipa de Direcção do Exercício chefiada pelo Coronel Bernard Revet, da Marechaussee holandesa.

Nota: A Equipa Multinacional de Planeamento, responsável por toda a Fase de Preparação do Exercício, reuniu em Lagos - Portugal, de 13 a 18 de Abril, em Vicenza - Itália, de 16 a 20 de Junho, e em Apeldoorn - Holanda, de 08 a 12 de Setembro. A Conferência Final de Planeamento do EGEX 08 decorreu em Queluz - Portugal, na Escola da Guarda, de 06 a 10 de Outubro. Em 30 de Outubro, o Major-General Carlos Chaves, responsável máximo pelo Exercício, entregou, pessoalmente, os documentos produzidos pela referida Equipa Multinacional e aprovados na Conferência Final de Planeamento ao Coronel Carabinieri Giovanni Truglio, Comandante da EUROGENDFOR, habilitando-o a dar início à Fase de Planeamento (03 a 28 de Novembro de 2008).


http://www.gnr.pt/
avatar
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 6985
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

http://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares